Foco e Escopo

A Pro Homine revista científica do Centro Universitário de Lavras é uma publicação acadêmica eletrônica que tem a missão de publicar, manuscritos científicos, incluindo editoriais, artigos originais, artigos de revisão sistemática e relatos de casos, referentes a assuntos e estudos de interesse técnico-científico nas diversas áreas do conhecimento. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação da revista é o duplo-cego, em que analisa os trabalhos com critérios em torno de sua pertinência, metodologia, elaboração, relevância de conteúdo, originalidade, rigor científico e ética. 

A Revista conta com um Conselho Editorial e com avaliadores pareceristas ad hoc constituídos por um grupo de especialistas de notório saber. 

Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer duplo cego (blind peer review). Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecer, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo é submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de convite do Conselho Editorial.

Para os artigos que envolvem seres humanos e experimentação animal, o (s) autor (es) deverão informar, no texto do artigo, a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa no qual foi submetido e anexar como documento suplememtar a documentção comprobotária da aprovação. 

Pesquisadores com experiencia reconhecida podem se candidatar à avaliadores da revista. 

Periodicidade

Continuamente

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Pro Homine, revista científica do Centro Universitário de Lavras, é uma publicação acadêmica eletrônica, coordenada e editada por professores pesquisadores que recebe, em caráter de fluxo contínuo, para avaliação e publicação artigos científicos das mais diversas áreas do conhecimento. Desde sua primeira edição impressa lançada no primeiro semestre de 2002, a Pro Homine vem se estabelecendo como importante veículo de divulgação de trabalhos científicos e resultados de pesquisas, figurando-se ainda como espaço heterogêneo do debate acadêmico. A Pro Homine busca proporcionar ao leitor a possibilidade de se defrontar com a diversidade de temas, propostas teóricas, metodologias de pesquisas e estilos do fazer intelectual, o que reflete, de um lado, o compromisso da revista com a pluralidade, e, de outro, o desejo de que o debate científico entre perspectivas seja incentivo para o avanço de nosso entendimento acerca do homem e da sociedade.

http://revista.unilavras.edu.br